ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM PESQUISA NA ESCOLA



É importante que o professor saiba propor o tema de investigação, roteirize a atividade, distribua papéis entre os alunos e os ajude a socializar o conhecimento produzido. O desenvolvimento de um filme ou Webquest pode ajudá-lo a elaborar estas etapas.
Discutimos, no último post, as dificuldades que alunos e professores normalmente enfrentam ao trabalharem com pesquisa na escola – e sobre como muitas vezes a atividade é passada como lição de casa sem que os educandos extraiam algum aprendizado dela.
Como combinado naquele texto, hoje vou dar continuidade à reflexão, pensando em possibilidades de trabalho que de alguma forma contribuam para que os alunos deixem de simplesmente copiar textos da internet – e que, pelo contrário, aprendam a se apropriarem e a transformarem as informações pesquisadas. Mas antes de entregar o prometido, quero ainda apontar alguns aspectos importantes. Vamos a eles:
·                    Proposta de pesquisa: de que maneira nos preocupamos em “engajar” os alunos com o tema apresentado? É muito importante que eles percebam que precisam aprender algo novo, que devem responder a uma questão sem resposta pronta em sites ou livros (digitais ou não). E que precisam trazer uma abordagem diferente daquela já existente nos materiais encontrados por aí – por isso, é preciso discutir que o trabalho realmente deve ser inédito!
·                    Roteiro: toda pesquisa precisa ter um roteiro, em que são descritas as questões a serem investigadas, as fontes que poderão ser utilizadas e suas etapas de trabalho. É importante lembrar que as fontes não são apenas os livros e a internet, mas também há informações em revistas, vídeos, folhetos e até mesmo com as pessoas, que podem ser entrevistadas.
·                    Distribuição de papéis diferenciados no grupo: nem sempre é necessário que todos os alunos pesquisem a respeito do mesmo tema e se responsabilizem pelas mesmas etapas no trabalho. Em uma pesquisa, os integrantes do grupo podem pesquisar aspectos diferentes ou se dividirem em abordagens diferenciadas. Quando diferentes tarefas são propostas, os alunos veem mais relevância no que estão fazendo e se interessam mais pelo trabalho dos demais.
·                    Socialização da pesquisa: a produção que os alunos apresentarão não precisa ser sempre naquele formato de “trabalho escolar”. A entrega formal pode ser em folhas impressas, formato convencional, mas a forma de apresentação para a comunidade da escola ou mesmo para estudantes de outras localidades precisa ser significativa – pode ser feita por meio de folder, história em quadrinhos, vídeo, programa de rádio para a web, animação, apresentação de teatro, fantoches e outras estratégias que despertem também o interesse de quem vai conhecer o trabalho realizado.
*

Para engajar os alunos no processo de pesquisa, o professor pode elaborar um roteiro significativo e utilizar metáforas que os aproximem da atividade. Um exemplo é brincar de “faz de conta”: imagine que os estudantes vão pesquisar a respeito da história de um bairro. O professor pode propor a eles que produzam um documentário sobre fatos importantes da região a partir da consulta a diferentes fontes, incluindo o depoimento de antigos moradores – que podem ser entrevistados para o documentário ou terem seus papéis representados pela turma.
Na mesma linha, as Webquests também costumam ser bem-sucedidas (relato algumas neste vídeo disponível no Portal do Professor). Geralmente construídas por educadores, as Webquests são roteiros de pesquisa orientada em que se apresentam questões para investigação, de modo que todas as informações, ou ao menos parte delas, possam ser encontradas na internet (no Google há vários exemplos). Elas são uma forma interessante de conhecer a metodologia e quem sabe adequar ou construir novos roteiros.
Para além destas sugestões, cada professor pode e deve desenvolver o seu método. Independentemente do meio, o mais importante é que o exercício possibilite a transformação das informações em conhecimento, de forma significativa e relevante – aprendizagem esta até mais importante do que as próprias questões a serem investigadas.

Fonte:http://blog.aticascipione.com.br/eu-amo-educar/estrategias-para-o-trabalho-com-pesquisa-na-escola#comments

0 comentários:

Postar um comentário